em dimensão alguma

25 04 2011

Um matuto sabe o que é 3d: altura, largura e profundidade. é diferente e precisa do óculos porque os bichinho vão chegando junto de você. um cubo é a perfeita representação dessas três medidas. cabe alguma coisa dentro dele.

A retina do olho humano parece funcionar como um receptor bidimensional, mas ela permite que o cérebro perceba a natureza tridimensional de objetos usando informações indiretas. sombra, perspectiva são artifícios da percepção¹. Claro que, por ser um artifício ilusionista, pode sabotar a razão de vez em quando. Um vídeo sobre a história do LSD diz que, quando postos diante das superfícies concavas e convexas de uma máscara apenas dois grupos conseguiam distinguir sem erro que lado da máscara estava sendo exibido: psicóticos, e usuários da droga. A percepção em seu estado normal não consegue distinguir o lado de dentro para o lado de fora de uma máscara.

A questão sobre a dimensionalidade, seja ela uni-bi-tri ou que mais que inventarem, pode residir no fato dela estar altamente atrelada à percepção e, por isso, ser também fruto da nossa imaginação. O tempo, afinal, e o espaço não conseguiram ultrapassar o limite que os une, por exemplo.

Daí onde os Hipercubos gritam suas loucuras.


Imagine-se preso em um lugar arquitetado para não haver saída. O perigo não é a probabilidade de haver uma armadilha na entrada da próxima “cela”: as dúvidas sobre o que será encontrado na sala seguinte agonizam mais.


Agora imagine-se uma sala onde a velocidade do tempo aumenta. Onde você não tem lembrança de como entrou e não imagina uma saída. um alçapão no chão, outro no teto e mais quatro em cada parede. Para onde você vai?

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: